3 de out. de 2010

Uma homenagem ao Imago Mortis [1995/2010]

Imago Mortis - [1995-2010]
02/2011 -Atualização: A banda felizmente voltou no começo de 2011 e está na ativa!

***

Há mais de 3 meses, ainda em junho, quando eu criei o rascunho desse post, eu havia acabado de receber a notícia que a banda Imago Mortis do Rio de Janeiro havia decido encerrar suas atividades. Desde então não tive tempo de terminar de revisar e publicar. O anunciado fim da banda foi uma notícia triste. Triste porque o Imago Mortis é uma das minhas bandas preferidas, diria que está no top 3. O Imago tem um diferencial que as outras não tem - eu acompanhei toda a trajetória da banda e o resto eu conto aqui em baixo.

Images from the shady gallery - 1998

Conheci essa banda carioca em 1998 numa coletânea de uma extinta revista "Planet Metal". A música "Bring out you dead" me chamou a atenção de primeira. Aquele piano da introdução, o vocal limpo de Fernando Sierpe. Era um Doom de muita qualidade e a letra inteligente que praticamente se tornou um hino abrindo o primeiro CD "Images from the Shady Gallery", CD que eu comprei na galeria do rock em São Paulo no ano de 1999, se não me engano no mesmo dia comprei uma camiseta deles que nunca vi nenhuma igual, queria saber quantas destas ainda existem (se é que existem). Eu ainda a conservo.

BMU - 2000
Em 2000 tive a oportunidade de assisti-los ao vivo no Led Slay em São Paulo, no festival Brasil Metal Union Festival. Nesse show já tinha assumido os vocais Alex Voorhees, que só havia feito participações no "Images", o restante da banda tocou com sua formação original. Foi realmente muito bom esse show e no final pude cumprimentá-los pela apresentação. Na ocasião a banda havia publicado um informativo, como se fosse um jornal, que também trouxe comigo.

Eu até escrevi  uma resenha sobre o "Images" num fanzine (caramba, isso sim que é coisa de museu hoje em dia) que a galera que organizava shows de metal aqui em Ribeirão Preto tinha. Eu sei que esse CD meu rolou na mão de toda o pessoal da cidade. Não por acaso a banda tocou aqui 2 vezes.

Em 2002, o Imago lança o segundo CD "Vida - The play of change". Na verdade eu não tenho nem palavras para falar desse álbum, pois o mesmo na minha opinião é uma obra-prima do começo ao fim. Acho ele o melhor disco do metal brasileiro até hoje. O disco é conceitual e conta a historia de uma pessoa que sofre de uma doença incurável e terminal, ela sofre de...Vida. Produção e arte gráfica são impecáveis. Fora tudo isso no CD ainda vem um jogo criado por Fábio Barreto baseando no I-ching - O milenar livro da mudança.

Vida - 2002
Não vou falar muito desse CD, prefiro deixar aqui duas resenhas publicadas em sites de música. Essa no Whiplash (o disco recebeu nota 10). E essa do Rock on Stage. Escutar esse CD é uma experiência única, que se deve fazer com o encarte na mão, as letras nos guiam através das várias fases que o doente se encontra; raiva, depressão, aceitação e morte. Impossível não se emocionar.

Poucos meses depois do lançamento, em 2003 veio o baque. Fábio, Fabrício e Alex Guimarães deixam a banda! Como? Não pude acreditar, pensei comigo: "Mais uma banda boa que acaba". Os motivos nunca foram bem revelados, eu nunca fiquei sabendo o porquê de os caras que começaram a banda saírem no auge da carreira da banda. Até hoje não entendo. Os irmãos Fábio (baixo) e Fabrício (guitarra), na minha opinião eram os cabeças da banda. Soube um tempo depois que os irmãos lançaram um outro projeto rock, mas não metal. Não sei se vingou, nunca mais ouvi falar dos irmãos Wachowski do metal brazuca.

Imago Mortis em Ribeirão Preto (2004)
Felizmente, naquela ocasião a banda não acabou. Acontece que o vocalista Alex Voorhees (anteriormente vocalista da também falecida e boa banda Dust From Misery)  assumiu a responsa, arregaçou as mangas e continou com a banda. Com nova formação eles fizeram o primeiro show do Imago em Ribeirão Preto em 2004. Foi também um show muito bom e intenso. Eles estavam bem entrosados então. 

Transcedental - 2006
Porém, creio que as dificuldades foram aumentando com o tempo. Havia músicos que não moravam na Rio, então os ensaios deveriam ter se tornando um problema. Em 2006 a banda lança o álbum "Transcedental", o primeiro com essa formação. Sem dúvida é mais um álbum muito bom, que tenta dar continuidade conceitual ao Vida, no entanto musicalmente é diferente dos anteriores, pois a nova formação trouxe mais peso ao Imago Mortis. Músicas como "Across the desert" e "Searching for a touch of divinity" mostram que a banda ainda tinha muito talento para mostrar.

Infelizmente, não sei o porque, parece que este álbum foi incompreendido e não devolveu à banda o status que ela tinha conseguido com o "Vida". As comparações com o álbum anterior eram inevitáveis. Eu mesmo devo confessar que embora tenha gostado muito desse disco, senti falta de algo, talvez da alma dos irmão Fábio e Fabrício, que já não estavam na banda.

Em 2007 eles voltaram a Ribeirão Preto e nessa ocasião a minha banda Tormenta tocou na mesma noite. Filmamos o show e tive a honra de ser convidado a subir no palco e cantar com eles a musica "Sangue e Dor" uma paulada thrash com uma letra poética, diria eu, uma  homenagem ao metal nacional cantado em português. Para meu desespero eu tinha comprado o CD há pouco tempo e não tinha decorado a letra (alias é muito difícil decorar essa letra, até hoje eu não consegui). Resultado: Subi no palco com o encarte nas mãos, hehehe. Mas valeu muito o esforço e foi divertido.

No entanto foi a última vez que vi e que poderei ver a banda ao vivo. Confesso também que fiquei triste pelo metal nacional ao ver no CD Transcendental a inscrição AA 500. Siginifica que aquele CD vinha do lote da primeira prensagem que foi somente de 500 cópias. É certo que o mercado de CD hoje em dia é muito fraco, mas uma banda como o Imago Mortis é um oásis num deserto. De qualquer maneira era o canto do cisne dessa grande banda.

Depois disso, pouco ouvi sobre o Imago Mortis, de alguma maneira eu já pressentia que as coisas não iam bem. Logo após a notícia do fim da banda, procurei informações na comunidade da banda e descobri que Alex Voohees ainda tentava por meio de um abaixo-assinado salvar a banda, mas não deu. Uma pena, uma grande perda. Porém a arte e o talento do Imago vão ficar marcados na historia da música pesada no Brasil. Muito me dói o fato de que nosso país não oferece chances para bandas tão boas e importantes como essa sobreviverem. É preciso mudar essa realidade.

Meu muito obrigado ao Imago Mortis, pela sua arte, sua música e pela inspiração que essa banda é sempre será para mim.


 Trecho do show de 2007 em Ribeirão Preto/SP (Across the Desert/Deus lhe Pague)

O amor é o medo da morte do amor em agonia
O medo da morte é o que move a vida que há
A morte é que move o desejo, o amor, a poesia
pra recomeçar...

(Requiem )

5 comentários:

Unknown disse...

Alguém se lembra do show do Imago, +/- 2002, no Pinicão, Engenho de Dentro? Ainda teve Farscape e Berkaial...

Caco Garcia disse...

Uma de minhas bandas favoritas!!!uma pena...três grandes álbuns de legado.

Jean_Alex disse...

Excelente post, Rogener!

Muito bem escrito, e bem conciso.
Você comentou que o seu CD passou pela mão de muita gente de RP e, como outros CDs que você indicou, passou pela minha também.
Eles não somente tocavam muito bem, mas as músicas tinham letras excelentes.
É uma pena eles terem terminado. É uma perda muito grande, mesmo.

O lado bom da história é que sou feliz por tê-los conhecido e visto pelo menos um show deles aqui em RP.

Patrick Gomes Alves disse...

Mto bom cara, fiz uma pequena resenha(mais uma homenagem tbm) do Vida no meu fotolog. confira!

http://www.fotolog.com.br/patrickmortis/58318274

imago mortis disse...

sou o primeiro vocal do imago mortis Tufi de 1995 ate 1998, gostaria de divulgar meu novo trabalho, com a banda prog Musicatta disponivel atraves do youtube, o cd..
abração