12 de mai. de 2010

Considerações sobre Rodeios

Esses dias tive que ir a muito contragosto trabalhar no Rodeio de Ribeirão. Eu já havia recusado trabalhar nesse tipo de evento antes, mas dessa vez mais pela necessidade de um amigo, ao qual fui substituir com a condição que eu iria filmar nada além de algumas entrevistas, dentre os quais os artistas que se apresentariam na noite, acabei por aceitar.
Obviamente, sempre fui e sou contra os rodeios. Acredito que os animais não são nossa propriedade, portanto não devem ser usados para fins de alimentação, diversão ou experimentos.



Como eu nunca havia pisado num lugar assim antes, o que eu vi por lá mudou um pouco minha concepção sobre os rodeios. Em primeiro lugar, percebi que o rodeio é inegavelmente um gigantesco evento popular. É de impressionar a estrutura do evento e há muita gente. Tudo isso significa o que? - Dinheiro. Há muito dinheiro envolvido na jogada.

Embora o certo seria que se abolisse completamente o uso de animais para entretenimento, da mesma maneira como se propõe com os circos, percebi que quando falamos que devemos acabar, proibir os rodeios, estamos falando de proibir as provas de montaria e todas as outras que envolvem o uso de animais trabalhando sob uso de algum artifício que os traga malefícios, mesmo que momentâneos.

Porque? Porque felizmente o rodeio não é só a montaria de bois e cavalos, nem é só pautada em uso de animais. Essas provas ainda são o chamariz da festa toda, mas não é seu único atrativo. Há o show das duplas sertanejas que atraem todo o povão, e outras atrações com uma prova com motos (que eu não vi como funciona, só ouvi a narração da mesma). Eu não sei se há ainda mais alguma coisa, pois felizmente fiquei lá durante só algumas horas. O que eu quero dizer, é que seria muito bom se os organizadores procurassem investir em atrações diferenciadas para o publico que substituísse as provas com animais.

Pelo montante de dinheiro envolvido, pelo apelo popular que tem, esse tipo de festa de peão só tende a aumentar. Por isso cada vezes mais se torna difícil a aprovação de projetos de lei que tentam impedir a instalação dessas festas nas cidades. Os próprios responsáveis tentam passar uma imagem que de os animais são bem tratados e mesmo anunciam nas regras do rodeio que é proibido usar qualquer artefato que causa injúria ao animal. Então espora e sedém são o que? Acessórios de moda bovinos?

É obvio que eles vão tratar bem o animal durante a semana toda para que no dia do rodeio ele possa render o que eles quem na arena. Eles valem muito dinheiro. Eles tratam bem uma semana para poderem maltratar alguns segundos.

Sendo realista, é triste perceber que dificilmente alguma coisa vai mudar em relação aos rodeios. Este meio esta cada vez mais profissional tentando mostrar para a sociedade que são bonzinhos. Porém é de vital importância continuar com os protestos e as manifestações para tentar conscientizar a sociedade contra os rodeios, ou melhor colocando, contra o uso de animais em festas de rodeio.

Nenhum comentário: