14 de jul. de 2010

O Céu e o Inferno do Araraquara Rock 2010


 "Vocês são sortudos, hein?" Foi o que disse o vocalista Marcelo Pompeu durante a apresentação da banda Korzus. Sim, nós somos sortudos e muito. O Araraquara rock é um festival de 3 dias que acontece todo ano na cidade de Araraquara/SP e que permite ao público prestigiar grupos que estão buscando seu espaço e de quebra assistir show de bandas consagradas. Tudo isso de graça! Sim, sem pagar nada e isso claro, é muito bom.


O festival é classificado como o terceiro maior do país, mas creio que é o único que a entrada seja livre, portanto isso o diferencia dos demais, tornando-o especial. É louvável, que em Araraquara, o poder público leve o rock a sério. Tal atitude, em um país como o Brasil isso é raríssimo e merece sem duvida ser aplaudido.

Conheci o festival em 2007 quando tive a oportunidade de me apresentar com minha banda Tormenta e frequentei também outras edições na plateia. No último fim de semana mais uma vez compareci a edição 2010 do festival. O shows foram ótimos, o do Angra foi perfeito, a qualidade de som era tanta que parecia que assistia numa sala de cinema. O show do Biohazard foi animal, visceral. Biohazard é uma das bandas que eu cresci ouvindo e adorei poder vê-los ao vivo.

No entanto, mesmo com todas essas maravilhas que me fizeram sentir no céu existiram algumas coisas que me fizeram sentir no inferno. É claro que não dá pra fazer tudo perfeito, mas podemos tentar, pois sempre há coisas que podem melhorar e espero que haja espaço e ouvidos para as criticas construtivas. São elas que nos movem para frente e nos fazem melhorar. 

Acredito que todas as bandas selecionadas nas várias edições de fato fizeram por merecer estar ali. Não discordo das escolhas dos jurados, mas acho que o processo deveria ser mais claro, afinal esse ano foram quase 130 bandas inscritas e todas elas gostariam de saber quais foram os critérios utilizados na escolha. Já que os recursos são públicos, porque não tornar o processo publico? Definir critérios e atribuir pontos para cada um deles seria a melhor opção assim como faz Ministério da Cultura na distribuição de recursos públicos no Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural.

Mas o estranho mesmo foi  a escolha da banda Baranga como banda selecionada esse ano, já que isso é contra o próprio regulamento do Araraquara Rock, pois o Baranga tocou como banda convidada em 2008. O regulamento diz no artigo 2.1: "Poderão participar das Seletivas de áudio e vídeo, quaisquer bandas de todo território nacional e que não tenham participado como selecionada e ou convidada nas duas últimas edições." Seria justo haver um esclarecimento por parte dos organizadores pois o Baranga tomou injustamente o lugar de uma outra banda.

Outro importante ponto foi o total e completo desrespeito a lei antifumo que vigora no estado de SP. Lastimável que em um evento patrocinado pela prefeitura o Teatro de Arena se tranformou num fumódromo. Alguém pode dizer que o Teatro de Arena é um local a céu aberto, portanto seria permitido fumar. Errado! Muito errado. A Lei Antifumo diz: Artigo 2º - Fica proibido no território do Estado de São Paulo, em ambientes de uso coletivo, públicos ou privados, o consumo de cigarros,[...] § 1º - Aplica-se o disposto no “caput” deste artigo aos recintos de uso coletivo, total ou parcialmente fechados em qualquer dos seus lados por parede, divisória, teto ou telhado, ainda que provisórios, onde haja permanência ou circulação de pessoas.

Havia momentos em que assistindo os shows, a fumaça era tanta que dava vontade de se enforcar. Bom, isso sem falar no livre consumo de drogas, que vou chegar lá. Antes porém, não poderia deixar de comentar o fato de que mesmo sendo um festival subsidiado pelo poder público não havia sequer um mísero policial no local. O festival que, segundo a organização reuniu cerca de 20 mil pessoas em 3 dias com entrada grátis no Teatro de Arena de Araraquara não tinha nenhum policial, que deveriam estar lá, assim como estão em jogos de futebol ou qualquer outro evento público. É certo que havia seguranças particulares e que fizeram revista na entrada, mas eram poucos e eles estavam lá para proteger o palco, as câmeras de vídeo e não as pessoas.

Mas porque a policia? Em shows de rock é raro acontecer brigas e confusão, os roqueiros são de paz e não foi diferente no Araraquara Rock 2010, que não teve confusão. Mas acontece que em eventos abertos como esse pode entrar qualquer tipo de pessoa com qualquer outra intenção que não seja a de assistir os shows. É fácil entrar alguem com intenção de causar confusão e ou mesmo furtar as pessoas. Mas não só por isso a presença da policia é importante. Eu vi crianças (que com certeza não tinham sequer 15 anos), sentadas atrás de mim cheirando cocaína livremente em público, como se estivessem tomando guaraná. Me pergunto, isso é normal? A maconha também rolou solta (A revista dos seguranças não foi muito boa, né?).  É para isso acontecer num festival cultural, onde as bandas estão trabalhando para mostrar seu trabalho e o publico que prestigiar? Acho que quem quer se drogar, que faça em casa.

Finalizando, eu com esse artigo não quero ser o chato que só aponta os problemas. Eu tenho a consciência do trabalho que da organizar um evento desse porte. Hoje, que se comemora o dia do Rock, eu na verdade tenho a intenção de que o festival, que já é um presente para todos os apreciadores do bom e velho rock `n`roll melhore cada vez mais, trazendo mais transparência, ar puro, segurança e boa musica a todos. Que continuemos com sorte e que venha o próximo. Longa vida ao Araraquara Rock!

2 comentários:

Laura Mumic disse...

Bom, eu gostei muito do Araraquara Rock e compartilho das suas queixas. Eu me senti em uma câmara de gás, sendo obrigada a respirar fumaça de cigarro que vinha de todos os lados. Quanto as drogas, eu não vi. Mas você mesmo disse que preferiu não me mostrar.
E quanto a seleção, espero que seja mais clara nos próximos anos.
Enfim, analisando os prós e os contras, os prós são muitos e os contras são fáceis de mudar, só basta a boa vontade dos organizadores. =D

Anônimo disse...

excelente artigo, fiquei com vontade de ver os shows do Angra e Biohazard, deve ter sido incrível!!

--ROGER BORGES